Painel

Quinta-feira, 28 de Abril (Tarde) 14:20 - 16:00

Auditório RDC


Roberto Argento

Roberto Argento cursou Física na PUC Rio e o MBA Executivo em Marketing no IBMEC, RJ é fundador e instrutor do C2ES - Centro de Competência em Engenharia de Software em Petrópolis, RJ.

Atualmente cursa o programa de "Master of Science in Advanced IT and Business Management" da University of Wales, atravéz do Robert Kennedy College em Zurich na Suiça. Na IBM é membro do IBM Rational Tiger Team trabalhando com os clientes e parceiros da IBM na América Latina ajudando-os no entendimento do impacto que o processo de software tem nos seus negócios.


Palestra: Engenharia de Software ou Economia de Software

Uma discussão sobre a necessidade de mudar a forma como acompanhamos e gerenciamos os projetos de software com o objetivo de melhor atendermos ao negócios que suportamos. A importânica de métricas de negócio no campo do desenvolvimento e entrega de software.




Jaime Sabát

Jaime Sabát é gerente experiente da unidade de Integração de Sistemas no escritório do Rio de Janeiro, onde trabalha desde 2003. é Mestre em Engenharia de Requisitos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2000.

Sua atuação é focada em clientes no mercado de Telecomunicações, tendo 10 anos de experiência em projetos de implantação de Integração de Sistemas, CRM, Billing e Aprovisionamento, atuando fortemente na gestão de equipes funcionais.

Possui amplo conhecimento de metodologias de gestão de projetos e elaboração de especificações funcionais, tendo atuado como líder da equipe do Brasil de preparação dos projetos da Accenture para a avaliação CMMI.

Atuou no start-up da GVT e Oi, sendo responsável pela especificação funcional de toda a integração dos sistemas.


Palestra: Engenharia de Requisitos na Indústria de Telecomunicações

Apresentar os desafios de engenharia de requisitos enfrentados em projetos de implantação ou manutenção de sistemas na indústria de Telecomunicações. Estes desafios serão contextualizados em cada etapa da engenharia de requisitos (Elicitação, Modelagem, Análise e Gerência de Requisitos), em conjuntos os processos e métodos utilizados.




Fernando de la Riva

Engenheiro de computação pela PUC-RJ, Mestre em administração de empresas e finanças pela universidade de Columbia e London Business School, pós-graduado em Gestão Empresarial pela COPPEAD UFRJ.

Foi sócio-fundador da Atness Computing Services, consultor, gerente de projetos e COO da Teknoland do Brasil (empresa do Grupo Terra Telef˘nica), especialista de produto e gerente comercial da NCD e da IBM (Risc 6000), através da Solvo e consultor da K2 Achievements é Sócio-fundador da Concrete Solutions, onde ocupa o cargo de diretor executivo.


Palestra: O papel da adoção de métodos ágeis na trajetória da Concrete Solutions, uma visão interna e de mercado.

A Concrete Solutions depois de 10 anos de vida e quase um milhão de horas homem prestados passou por três grandes ciclos de abordagem de projetos: Waterfall, Processo Unificado e recentemente Scrum e Kanban. Nós nos inserimos num mercado sobre aquecido (projetos e mão de obra), com práticas de compra de SW prescritivas baseadas em contratos de escopo e prazo fechados que consideramos ineficientes e indutoras de conflito.

A adoção de métodos ágeis em geral e SCRUM em específico sobre o legado da visão de disciplinas do processo unificado tem se mostrado uma solução para criação de um modelo de negócios saudável, com níveis de sucesso de projeto muito maiores e finalmente numa cultura corporativa coesa que nos permite trazer e motivar o melhor do talento do mercado.

Apesar do sucesso até o momento, o desafio de conseguir convencer o cliente médio deste novo modelo de relação tem sido grande, e problemas de governança percebida e estrutura legal de contratos continuam sendo uma grande barreira.

Consideramos que resolver esse desafio é central para o sucesso, crescimento e perpetuação de qualquer empresa de SW no país.




Apoio: